Conselho Pedagógico - Quadriénio Lectivo 2009/2013

Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi

ESCOLA SEDE - EB 23 de Luísa Todi
e-mail: AVELT@sapo.pt

Presidente do Conselho Pedagógico: Professor António Baptista Dias (Director)

07 outubro 2009

CONSELHO PEDAGÓGICO 08SET09
- ACTA RESUMO

1.ª Reunião

Hora: Inicio - 9:30 h /Final – 11:45h

Ordem de Trabalhos:

1. Constituição do Conselho Pedagógico;
2. Funcionamento do Conselho Pedagógico;
3. Calendário Escolar;
4. Calendarização das reuniões de Conselho Pedagógico e de Departamento;
5. Plano de Contingência da Gripe A;
6. Apresentação do caderno de Apoio ao Director de Turma;
7. Informações.

Constituição do Conselho Pedagógico:

- Presidente do Conselho Pedagógico – Director António Baptista Dias;
- Coordenadora do Departamento de 1º Ciclo – Profª Ilda Morais;
- Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas – Profª Conceição Galhardo;
- Coordenadora do Departamento de Línguas – Profª Rosália Contente;
- Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais – Profª Maria do Céu Amaral;
- Coordenadora do Departamento de Expressões – Profª Alia Branca;
- Coordenadora do Serviço Especializado de Apoios Educativos – ProfªFátima Forreta;
- Representante dos Directores de Turma – Profª Lina Karam;
- Representante dos Conselhos de Primeiro e Segundo Ano – Profª Maria Alvina Trindade;
- Representante dos Conselhos de Terceiro e Quarto Ano – Profª Maria Filomena Silva;
- Representante das Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos e Projectos – Profª Rosário Barreiras;
- Representante do Plano Tecnológico – Prof. Joaquim Lopes.

Funcionamento do Conselho Pedagógico:

As informações a serem transmitidas, assim como a acta a ser aprovada serão enviadas previamente, via correio electrónico, para tomada de conhecimento de todos os membros deste Conselho.

Referiu-se a necessidade de equipar os gabinetes de Coordenadores de Departamento com equipamento informático para que haja condições de trabalho. O representante do Plano Tecnológico pensa que será possível, tendo ficado agendada a data de 30 de Setembro para que esse trabalho esteja concluído.

Foi ainda solicitado que a Direcção relembre todos os professores para a necessidade de utilizar os computadores da sala de professores e dos gabinetes, estritamente para questões inerentes ao seu trabalho.

Calendário Escolar:

1º período - Início : 14 de Setembro para 1º e 5º ano; 16 de Setembro para os restantes anos / Fim: 18 de Dezembro;

2º período - Início: 4 de Janeiro / Fim 26 de Março;

3º período - Início: 12 de Abril / Fim: 8 de Junho para o 9º ano; 18 de Junho para os restantes anos de escolaridade.

Tendo em conta este calendário foram marcados os períodos de avaliação:

O 1º período de avaliação decorrerá nos dias 17 de Dezembro (1ºciclo), 19 de Dezembro (2º e 3º ciclo), 21 e 22 de Dezembro para todo o Agrupamento.

A entrega das informações aos pais, no 1º ciclo, será feita nos dias 5 ou 6 de Janeiro.

O 2º período de avaliação decorrerá nos 29, 30 e 31 de Março.

O 3º período de avaliação será no dia 9 de Junho para o 9º ano e 21, 22 e 23 de Junho para os restantes ciclos.

Foram depois referidos os horários e actividades que irão decorrer no primeiro dia de aulas.

Na primeira semana de Fevereiro ocorrerá a troca de disciplinas que compõem a oferta de escola: a Educação Tecnológica será substituída por Oficina das Artes e Ofícios Têxteis ou Música.

Calendarização das reuniões de Conselho Pedagógico e de Departamento:

Foram calendarizadas as reuniões ordinárias de Conselho Pedagógico, de Departamento e de Directores de Turma.

Relativamente às reuniões de Conselho de Ano e Grupo Disciplinar foi acordado que cada Departamento auscultará os respectivos professores sobre o dia de realização dessas reuniões:

- no mesmo dia e imediatamente a seguir às reuniões de Departamento;
- em dias diferentes;
- ou reunião de Coordenador de Departamento com os Delegados que posteriormente reunirão com os respectivos grupos.

Plano de Contingência da Gripe A:

A profª Cecília Santos, Coordenadora de Saúde no Agrupamento apresentou o Plano de Contingência para a Pandemia de Gripe A. No âmbito desse Programa serão distribuídos dois desdobráveis sobre os cuidados a ter, um dirigido aos alunos e outro para pais e encarregados de educação. Está prevista a existência de uma sala de isolamento que funcionará no antigo gabinete da Unidade de Inserção na Vida Activa.

Apresentação do caderno de Apoio ao Director de Turma:

A professora Lina Karam apresentou o Caderno de Apoio ao Director de Turma. Foi dito que o documento fizesse referência ao papel dos Directores de Turma no acompanhamento dos alunos com necessidades educativas especiais.

Irá ser elaborado um caderno de apoio aos titulares de turma de 1º Ciclo.

Informações:

1 - Todas as escolas do Agrupamento estão a ser equipadas com Wirelless

2 - A Câmara Municipal irá apresentar, no dia 24 de Setembro, entre as 10h e 30 m e as 11, no Auditório da Escola Luísa Todi os Projectos de Construção do Pré-Escolar das Escolas de Gâmbia e Afonso Costa e o Projecto de Ampliação da Escola Afonso Costa

3 - A EB1 nº 6 irá ter uma sala equipada com todos os meios informáticos. O apetrechamento dessa sala será efectuado pela Câmara Municipal;

4 - Em meados de Janeiro, o turno da manhã da escola de Monte Belo passará para as novas instalações, cuja construção decorre na escola Luísa Todi;

5 - Decorrerá no presente ano lectivo, a Avaliação Externa do Agrupamento. Foi criada uma Comissão, coordenada pela profª Maria do Céu Amaral, que efectuará um levantamento de alguns aspectos a observar tendo em conta essa avaliação;

6 - Os professores devem ter em consideração que os documentos colocados no blog do Agrupamento têm de ter o respectivo logótipo. Deve haver especial cuidado também com os erros e formatação;

7 - Os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular iniciarão as suas funções, nas escolas de 1º ciclo, no dia 14 de Setembro;

8 - O Projecto Opção Escola II teve a avaliação de Bom. Está a ser preparada a candidatura à quarta geração do Projecto Escolhas que decorrerá até final de Setembro;

9 – A Sala de Estudo da escola Luísa Todi passará para a sala 13;

10 – As aulas de substituição e de Apoio são registadas no Livro de Ponto da respectiva turma;

11 – Decorreu em Julho a Candidatura a Professor Bibliotecário. No Agrupamento houve um concurso interno e outro externo para preenchimento das vagas existentes;

12 – Foi apresentada a aprovação, pela DREL, do projecto do Centro de Recursos para a Inclusão da APPACDM a prestar no Agrupamento. Verificou-se uma diminuição de 50h/mês no apoio dado pela terapeuta da fala. No presente ano lectivo haverá mensalmente 30h para terapia da fala, 140h para psicologia e 30h de monitor para apoio aos alunos com projecto de transição para a vida activa;

13 – O professor Joaquim Lopes terá no seu horário 4h semanais para trabalhar com professores e alunos do Agrupamento no âmbito das tecnologias de informação;

14 -Foram constituídas as seguintes Secções do Conselho Pedagógico:

- Disciplinar – coordenada pela profª Rosália Contente. Fazem parte desta secção os professores Carlos Ângelo, Luís Neto, Teresa Tomé e Helena Silva;
- Formação – coordenada pelo prof. António Batista e da qual fazem parte as professoras Luísa Costa e Ilda Morais;
- Plano Anual de Actividades – cuja coordenadora é a profªa Conceição Galhardo e que integra os professores Manuel Muge, Elisa Fonseca e Pedro Lemos;
- Avaliação/Avaliação Externa – coordenada pela profª Maria do Céu Amaral e que integra as professoras Fátima Forreta, Felisbela Pereira, Ana Paixão e Clara Mata;
- Áreas Curriculares não Disciplinares – coordenada pela profª Lina Karam e que integra os professores João Rato, Paulo Brasil, Célia Sousa e Felizarda Barbosa;
- Regulamento Interno – coordenada pela profª Alia Branca e da qual fazem parte os professores Margarida Sousa, Lourdes Serrano, Maria da Paz Lacueille e José Pires;
- Segurança/Saúde – Coordenada pelo prof. João Rato e composta pelos professores António Correia, Artur Santos, Cecília Santos, António Baptista e Ilda Morais;

15 – Irão funcionar os seguintes Clubes e Projectos no presente ano lectivo:

- Sala de Línguas – sob a responsabilidade profª. Graça Lucas;
- Clube Música – sob a responsabilidade do prof. João Moreira;
- Viver a Música - sob a responsabilidade dos professores João Moreira, Carlos Sequeira, Hélder Caramba e Sérgio Oliveira;
- AVELT Produções – sob a responsabilidade dos professores Ana Caetano, Fernando Afonso e Maria José Cruz;
- Clube Cinema - sob a responsabilidade das professoras Fátima Miranda e Carlos Sequeira;
- Clube Teatro e Poesia - sob a responsabilidade da profª Maria José Borracha;
- Mil Imagens da Luisinha - sob a responsabilidade das professoras Teresa Goes e Fátima Pais;
- Sala de Estudo - sob a responsabilidade dos professores Rosemary Pina, Jacob Delgado e Ana Maximiano;
- Lógicas e Pedagógicas - sob a responsabilidade dos professores Carmo Barradas e João Neves;
- Novos Programas de Matemática - sob a responsabilidade dos professores Sílvio Madeira, Cecília Felício e Ana Paula Santana;
- Plano da Matemática – cuja responsável é a profª Cecília Felício;
- Novos programas de Português - sob a responsabilidade dos professores Odete Tomé, e Paula Ferreira e que envolve todos os professores do Grupo Disciplinar;
- Ler Mais - sob a responsabilidade das professoras Maria José Cruz, Laurinda Machado, Ana Caetano, Odete Tomé, Rosário Barreiras e Ilda Morais;
- Plano Nacional da Leitura - sob a responsabilidade da profª Rosário Barreiras;
- Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos da Escola Luisa Todi - sob a responsabilidade dos professores Maria José Cruz, Célia Negrão, Vítor Ferreira, Ana Caetano, Lourdes Serrano, Margarida Abelho, Manuel Muge, Hélder Caramba, Miriel Murtinheira, Fernando Afonso, Maria João Pacheco, Manuel Farinha e Salomé Cairrão; -
- Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos das Escolas de 1º ciclo - sob a responsabilidade das professoras Maria Justina Rodrigues, Rosário Barreiras e Elisa Fonseca;
- Plano Tecnológico - sob a responsabilidade dos professores Joaquim Lopes, Célia Negrão, Sílvio Madeira e António Caracol;
- Desporto Escolar – coordenado pelo prof. José Baião;
- Expressão Física - sob a responsabilidade do prof. Rui Faria.

16 – Devemos ter em atenção a legislação que saiu durante os últimos meses, em especial:

- a candidatura à prova pública para acesso à categoria de professor titular;
- as regras para aposentação dos docentes que concluíram o Magistério Primário nos anos de 1975 e 1976;
- o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12º ano;
- a certificação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

17. Para suprir as necessidades de professores, o Agrupamento irá proceder à oferta de Contratação de Escola. A selecção dos candidatos será efectuada com base nos critérios aprovados pelo Conselho Pedagógico no ano lectivo anterior.

O Presidente do Conselho Pedagógico
António Baptista Dias