Conselho Pedagógico - Quadriénio Lectivo 2009/2013

Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi

ESCOLA SEDE - EB 23 de Luísa Todi
e-mail: AVELT@sapo.pt

Presidente do Conselho Pedagógico: Professor António Baptista Dias (Director)

20 setembro 2007

Acta Síntese do Conselho Pedagógico de 13/09/07

O.T.:

1. Informações
2. Lançamento do Ano Lectivo
3. Papel do coordenador das Tic na formação desta área
4. Elaboração do regulamento do concurso para logótipo do agrupamento
5. Apreciação do dossier documento do Estudo Acompanhado
6. Outros assuntos

• Antes de se dar início à ordem de trabalhos esteve presente nesta reunião o Engenheiro Rafael, responsável pela segurança das obras. Solicitou que os alunos fossem sensibilizados para que as brincadeiras e todas as actividades decorressem o mais afastado possível das obras e para que não tentassem violar o espaço limitado pela vedação. Informou que é impossível evitar completamente o ruído e que está aberto a todas as iniciativas que visem a resolução dos problemas que possam surgir.
• Leitura e aprovação da acta da reunião anterior.

1. Informações

• Calendário escolar para o ano lectivo 2007/08.
• Despacho 17860/07, 13 de Agosto – referente às normas de funcionamento para o ano lectivo.
• Do Ministério da Educação – medidas de política educativa para o ano lectivo 2007/08, 10/09/2007 – medidas para melhorar a qualidade de ensino e da aprendizagem nas escolas: apoios para concluir o ensino secundário; escola a tempo inteiro e rede de escolas, autonomia e gestão escolar e manuais escolares.
• Assembleia da República – Comissão de Educação, Ciência e Cultura, 10/09/07 – convite à participação nas sessões do Parlamento dos jovens, edição de 2008, sessão do básico “Energias alternativas e preservação do ambiente”.
• Concurso de professores titulares – informação relativa ao número de professores providos à categoria de professores titulares do nosso agrupamento.
• Avaliação externa – com base na alteração do contexto escolar originada pelas obras em curso, o conselho executivo decidiu anular a candidatura a alvo de avaliação externa por parte dos serviços de inspecção do M.E.
• Sessões de teatro para Escolas 1, 2, 3, “Uma colher de cada vez” – Plano 6 – Produções Audiovisuais, Lda.

2. Lançamento do Ano Lectivo

• Apresentação dos seguintes dados:
o N.º de alunos/turmas/ano nas diversas escolas do agrupamento.
o Constituição do conselho executivo.
o Cargos docentes de administração e coordenação.
o Responsáveis do pessoal não docente.
o Pais e encarregados de educação.
• Projectos em desenvolvimento na EB 2/3 Luísa Todi:
o Os projectos do 1º Ciclo irão ser apresentados em C.Pedagógico pela professora Justina Rodrigues depois de recolhidas todas as informações.
o A professora Carmem Assunção sugeriu que no final de cada período fosse feita a avaliação dos projectos e apresentada no conselho pedagógico seguinte.
• Ensino recorrente:
o Os cursos irão ser ministrados na EB1 n.º 11 Bairro Humberto Delgado; Escola Secundária Sebastião da Gama; Cáritas Diocesana; Associação Questão de Equilíbrio.
o O agrupamento Luísa Todi é responsável pela sua coordenação.
o Ainda não se conhece a data em que serão iniciados e não há autorização para recrutamento do pessoal docente.
• Secções do Conselho Pedagógico:
o Secção de avaliação: M.ª do Céu Amaral (coord.), Georgina Silva, Fátima Forreta.
o Secção de áreas curriculares não disciplinares: Paulo Brasil (coord.), Felizarda Barbosa, Felisbela Calhau, João Rato, Gaby Barral.
o Secção de acompanhamento do projecto educativo e projecto curricular do agrupamento: Carmem Assunção (coord.), Margarida Sousa, Lourdes Serrano (a contactar).
o Secção de formação: Luísa costa (coord.), Ana Caetano, Dulce Henriques.
o Secção do plano anual de actividades: Manuel Muge (coord.), Hélder Caramba, Elisa Fonseca.
o Secção disciplinar: Graça Lucas (coord.), Filomena Murtinheira, Carlos Ângelo.
o Outros elementos do corpo docente irão captados.
• Calendarização das reuniões:
o Conselho pedagógico: primeiras 4ª feiras de cada mês das 15:45 às 19h.
o Departamentos e grupos disciplinares: 2 vezes por período às segundas e terceiras 4ª feiras das 13h às 15h.
o Conselhos de turmas e outras: 4ª feiras das 13 às 15h (quando não existam outras reuniões) ou em todos os dias úteis a partir das 18:30h.
o Conselhos de docentes: terceiras 2ª feiras das 18:30 às 20:30h.
o Conselhos de ano: quartas 2ª feiras das 18:30 às 20:30h.
o Todas as reuniões terão de ser marcadas no conselho executivo.
• Regimento do conselho pedagógico:
o Foi criado um grupo de trabalho para a sua reformulação: Luísa Costa, Manuel Muge e Ana Caetano. A reformulação terá que ser aprovada no conselho pedagógico de Outubro.
• Regimento dos diversos departamentos:
o Os que necessitarem de reformulação terão que o fazer até ao final do mês de Setembro.
• Plano anual de actividades:
o As alterações às propostas apresentadas deverão ser entregues até ao final do mês de Setembro.
o A professora Luisa Costa propôs a criação de uma adenda ao plano anual com a indicação das visitas de estudo e a criação de um mapa mensal a ser afixado em local próprio e facilmente consultado por toda a comunidade educativa.
• A.A.E:
o Não estão contemplados os últimos tempos da tarde. A substituição será feita em primeiro lugar nas turmas que têm aula a seguir.
• Distribuição do serviço dos professores do ensino especial e dos apoios educativos.
• Critérios de avaliação (aprovados no final do ano lectivo transacto):
o 2º Ciclo: Comportamento: 40%
Aproveitamento: 60%
o 3º Ciclo: Comportamento: 30%
Aproveitamento: 70%
• Actividades de enriquecimento curricular:
o 1º Ciclo: foi lembrado que é necessário criar as condições que permitam o seu funcionamento.
3. Papel do Coordenador das TIC

• O professor Joaquim Lopes apresentou as suas funções a nível pedagógico e técnico.
• Solicitou que as escolas do 1º ciclo e os vários departamentos fizessem um levantamento das suas necessidades de formação na área das TIC.
• Depois de largamente debatida a dificuldade de manutenção do equipamento informático, ficou decidido que o Presidente do Conselho Executivo irá fazer chegar as nossas preocupações às entidades competentes e tentará pressioná-las de forma a ser encontrada uma solução no mais curto espaço de tempo.

4. Concurso interno para logótipo do agrupamento

• Foi criado um grupo de trabalho (Paulo Brasil, Vítor Ferreira e um elemento a recrutar de EV/ET) para elaboração do regulamento do concurso, que terá de ser aprovado no próximo conselho pedagógico. Este regulamento deverá contemplar os critérios de constituição do júri do concurso.
5. Dossier do Estudo Acompanhado

• Irá ficar para consulta na sala dos professores. A sua aprovação será no conselho pedagógico de Outubro.

6. Outros assuntos

• Plano nacional da matemática: o conselho pedagógico tomou conhecimento do relatório intercalar de actividades, elaborado no final do ano lectivo transacto.
• Projecto do clube do desporto escolar: irá ser apresentado no próximo conselho pedagógico e aprovado na generalidade
• Apresentação do programa de educação parental da fundação Calouste Gulbenkian: foram apresentados os objectivos deste programa. O C. Pedagógico deliberou que a sua apreciação fosse supervisionada pelo Professor Batista e pela professora Luísa Costa, procedendo-se à sua rectificação na próxima reunião.
• Funcionamento e operacionalização de procedimentos do C.P..
• Actividade “Um olhar sobre o Mar”: actividade prevista na planificação da BE/CRE em conjunto com o departamento de Ciências Sociais e Humanas a realizar entre 7 e 18 de Abril.